Receita de Queijo Grego de Kefir (Labne)

Receita de Queijo Grego de Kefir (Labne)


muito bom!

E o que é o kefir?
O kefir é uma bebida naturalmente fermentada muito popular especialmente no leste europeu.
Ele é um probiótico que possui várias propriedades benéficas, sendo a mais famosa, a capacidade de regular o funcionamento do trato intestinal.
Essa fermentação é feita pelos grãozinhos de kefir, que são colônias de até mais de 40 tipos de diferentes bactérias e leveduras imersas em uma matrix glico-lipoproteica originárias da região do Cáucaso.

 Fonte da imagem: squidoo.com

Esses grãozinhos não são fáceis de se produzir a partir de ingredientes simples como outras culturas probióticas, por isso as pessoas que já o possuem os grãos fermentam o leite, os grãos crescem com o tempo e então é compartilhado o excedente para todos usufruirem dos benefícios :-)
Saiba mais sobre o kefir AQUI.

Ingredientes

- grãozinhos de kefir de leite (suficienes para reagir com 2L de leite ~ 2 colh. (sopa))
- 2 litros de leite integral (de preferência direto da fazenda)
- azeite de oliva extra virgem
- sal
- ervas frescas ou desidratadas a gosto (ex: orégano, alecrim, pimenta em grão)

Preparo

Em potes de vidro, coloque o leite e distribua os grãozinhos de kefir.
Cubra os potes com um pano de prato e coloque um elástico para fechar em volta da boca do pote.
Deixe os grãozinhos reagirem por 24 horas e retire-os do leite fermentado (não jogue fora os seus grãozinhos!, coloque-os em mais leite para comer iogurte líquido de kefir no dia seguinte e assim por diante).
Novamente, feche com o pano o pote de leite fermentado e deixe fermentar por mais 24h (a parte sólida vai se separar do soro "kefiran").

Fonte da imagem: permaculturenews.org

Coloque um pano voal ou pano de prato de algodão limpo sobre um escorredor de macarrão. Ou, use um filtro de papel no coador de café.
Coloque o escorredor sobre um recipiente que vaí conter o soro.


Despeje o leite fermentado sobre o voal, feche as pontas com cuidado para formar um saquinho e amarre um barbante em sua ponta. Ou simplesmente deixe no coador.



Deixe o saquinho suspenso para drenar o queijo por 24-48 horas, é bom ele ficar sequinho.
Guarde o soro kefiran na geladeira para beber ou usar em outras receitas ou para fazer massinhas iniciadoras de pão..
Abra o saquinho com o queijo drenado e modele o queijo em bolinhas.

Nesse ponto da foto, ele é um cream cheese, que pode ser temperado e usado em pães, etc.

Tempere cuidadosamente as bolinhas com o sal e as ervas.
Coloque as bolinhas de queijo temperado em um pote de vidro, preencha o pote com azeite de oliva e feche hermeticamente.
Deixe pegar o gosto por pelo menos 24horas.
Pronto!
Pode usar em saladas, entradinhas, comer puro, usar de condimento, etc!

PS: Se utilizar vidros esterilizados e depois de fechar hermeticamente você deixar por 10-15 minutos em banho-maria (~60C) daí pode guardar por até 1 ano :-)

83 comentários:

  1. Se alguem precisar de doaçoes de Kefir, temos doadores, são mais de 120 ao todo, peça e ganhe gratuitamente, ou peça para enviar p Correios, enviando 3 selos e 1 envelope...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu quero... na minha cidade apesar de ser uma capital "goiania" nao encontra para comprar. meu email e keidy_souza@hotmail.com

      por favor me envie um retorno..

      sem mais. obrigado

      Excluir
    2. eu gostaria de receber amigo,sou de Recife,,,jhosepymota@hotmail.com

      Excluir
    3. Eu tenho o de água mas queria o de leite!!
      Meu email é patyhamkens@hotmail.com

      Excluir
    4. Também quero o kefir de leite! Também tenho o de água, mas me adapto melhor ao de leite.Meu email é: adriana_siqueiramendes@hotmail.com
      Obrigado!!

      Excluir
    5. Oi pode enviar o endereço para aleane157@gmail.com

      Excluir
    6. Oi, moro em São Paulo,próximo ao jabaquara, gostaria de uma doação de kefir,meu email é karlatravassos@hotmail.com. Agradeço.

      Excluir
    7. Meu mail cidibosco@yahoo.com.br gostaria receber como podemos te enviar o selo.aguardo muito obrigada.

      Excluir
    8. Meu mail cidibosco@yahoo.com.br gostaria receber como podemos te enviar o selo.aguardo muito obrigada.

      Excluir
    9. andrey.william@yahoo.com.br

      Excluir
    10. Bom dia eu gostaria de ter o kefir de agua . Vc tem ai

      Excluir
    11. Olá Bárbara! Meu nome é Igor Bonemann, sou de Caxias do Sul - RS, e tinha o kefir de leite, mas ultimamente, após 6 meses congelado, ele tem exalado um cheiro de queijo, mesmo nas duas primeiras horas, e ainda antes de ficar espesso. Nada que se assemelhe ao gosto original do kefir. Gostaria de receber doações do kefir de leite (pois acredito e já fiz testes, que possivelmente atestam que os meus estão com alguma contaminação). Também gostaria de receber o de água. Desde já, agradeço! Meu email: igorbonemann@gmail.com ou igor_bonemann@hotmail.com

      Excluir
    12. Gostaria de receber Kefir de leite.
      lucas.noronha@vol.com.br

      Excluir
    13. B dia, gostaria de receber o kefir de leite e o de água, como faço para enviar os envelopes e os selos? grata
      miriambento2005@yahoo.com.br

      Excluir
    14. B dia, gostaria de receber o kefir de leite e o de água, como faço para enviar os envelopes e os selos? grata
      miriambento2005@yahoo.com.br

      Excluir
    15. ola quero receber kefir de leite, meu email danielesantana01@hotmail.com

      Excluir
    16. Eu quero saber se há doadores em Curitiba de Kefir de leite e água
      Thaysepoia@gmail.com

      Excluir
    17. Como faço para receber o kefir de leite? Moro em Juiz de Fora....meu email:nancy.vr@gmail.com
      Obrigada
      Nancy

      Excluir
  2. Tenho kefir de leite para doar. Moro em Oliveira - Minas Gerais. Se alguém quiser, favor entrar em contato pelo e-mail paineteelaine@yahoo.com.br. Faço a doação pessoalmente.

    ResponderExcluir
  3. alguem sabe a receita de mussarela de kefir, meu email e jenainacarreiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, quando você deixa coando, é preciso deixar na geladeira ou temperatura ambiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você mora em um lugar onde a temperatura ambiente fica acima dos 20C, eu aconselho a deixar de preferência dentro da geladeira ;-

      Excluir
  5. Olá.
    Se eu não quiser fazer bolinhas, mesmo assim tenho que deixar no azeite.? Após pronto guardo na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. daí ele não vai ser o labne...
      você pode temperar e colocar em um potinho bem fechado e guardar na geladeira sem problemas ;-)

      Excluir
    2. Labne é uma palavra árabe que é usada para designar o queijo feito com a coalhada, ou mais precisamente, a coalhada seca. Quando se viaja pelo Oriente Médio, é isso que se vê. Até onde sei, não é uma palavra grega.

      Excluir
  6. Olá.
    Se eu não quiser fazer bolinhas, mesmo assim tenho que deixar com azeite.? Tenho que guardar na geladeira após pronto.? Qual validade?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre deixar na geladeira... o azeite ajuda a conservar e ajuda o orégano a pegar mais gosto...
      já q não tem conservantes, acho melhor comer dentro de 1-2 semanas...

      Excluir
    2. Tenho Kefir para doar.Moro em Brasíli

      Excluir
  7. Posso fazer com leite semi-desnatado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim... só que talvez a receita renda um pouco menos ;-)

      Excluir
  8. Quanto rende de queijo uma receita desta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rende a quantidade da foto... mas varia um pouco com o tipo de leite que você usar... dá um pote um pouco menor que o de palmito

      Excluir
  9. Oi a receita ficou uma delícia! Só tenho uma duvida qual a validade dele armazenado sem ser lacrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o azeite ajuda a conservar, mas como não tem nenhum conservante mesmo, acho bom comer dentro de 1-2 semanas e sempre deixar na geladeira ;-)

      Excluir
  10. Quanto tempo tem q deixar sair o soro...eu tirei todo o soro,mas ainda ficou um pouco liquido..

    ResponderExcluir
  11. O que podemos fazer para tirar /diminuir o gosto ácido?

    ResponderExcluir
  12. Pode ser feito com csy ou viili ?

    ResponderExcluir
  13. eu tenho kerfil de leite \o/ ganhei ontem e já fiz o yougut, caso queiram falem comigo. muriellenmpc@hotmail.com
    Mas vamos reservando, porque são poucos e vai demorar um pouquinho pra crescer. Itumbiara - GO

    ResponderExcluir
  14. Alguem poderia me doar kefir de leite?
    glauciabolivar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Moro em Osasco SP se alguém tiver kefir de leite e de agua pra doar por favor entre em contato. rete.ecfs@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Tenho kefir de água de leite e kombucha. milapolari@gmail.com
    Zappa 359842760

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde, Sou de Vitória ES. Se alguém tiver Kefir de leite pra me doar ficarei muito grata. Minha filha de 1 ano não toma leite de forma alguma mas ama iogurte e ela tem o intestino muito preso e como este alimento é um probiótico vai ajudar e muito pra regular o intestino dela.

    Meu e-mail: simonetrabach@hotmail.com
    aguardo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no canto esquerdo em cima desse blog é só clicar na foto do kefir que vai te redirecionar para um cadastro nacional de doadores ;-)

      Excluir
  18. Dúvida - Tenho o Kefir de leite, porém estou usando meio pote de grãos para meio pote de leite integral e preciso de 2 a 3 dias para conseguir iogurte (dia quente) sendo que deixo mais um dia (depois de coado) na geladeira para engrossar mais. O sabor desde o início é extremamente ácido, sendo impossível tomar sem colocar açúcar pra caramba e misturar com frutas. Pergunto: se fizer queijo a acidez sendo altíssima o queijo será ácido, e o soro também, ou não???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está colocando pouco leite! A quantidade é 1 colher de sopa de grãos para 300ml de leite!

      Excluir
    2. Você está colocando pouco leite! A quantidade é 1 colher de sopa de grãos para 300ml de leite!

      Excluir
    3. você não deve deixar o kefir fermentar dentro da geladeira... além disso dependendo do kefir a quantidade vai de 300 a 500ml de leite para 1 colh. (sopa) de grãos.... ele endurece normalmente fora da geladeira quando você fermenta... só que quanto mais fermentado mais ácido.

      Excluir
  19. Esse processo todo é feito fora da geladeira, ne? Somente depois de pronto que ele vai p geladeira?
    Parabéns, adorei a receita.

    ResponderExcluir
  20. Esse processo todo é feito fora da geladeira, ne? Somente depois de pronto que ele vai p geladeira?
    Parabéns, adorei a receita.

    ResponderExcluir
  21. Esse processo todo é feito fora da geladeira, ne? Somente depois de pronto que ele vai p geladeira?
    Parabéns, adorei a receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso.
      só se você quiser juntar mais kefir coado para fazer uma grande quantidade é que a massa pode esperar 1 dia coberta dentro da geladeira.

      Excluir
  22. Pelo que eu entendi pessoal que tem o kefir de água e querem o de leite,na vdd é o mesmo kefir,q difrença é q vc vai colocar leite no lugar da àgua e açucar mascavo,ou será que estou enganada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é o mesmo não... o kefir de água ou tíbicos são cristais de polissacarídeo cheios de probióticos derivados de uma espécie de cactus.... o kefir de leite é de matriz lipoproteica e é derivado da flora intestinal de caprinos

      Excluir
    2. Minha receita não deu certo .o q faço, jogo fora e faço outro?

      Excluir
  23. Sobre o queijo, enquanto ele escoa tem de deixar dentro ou fora da geladeira.

    ResponderExcluir
  24. Sou doador de kefir tenho de água e de leite. Sou do Rio de Janeiro mais precisamente Belford Roxo- baixada. Contatos: kefir.lactobacillus@facebook.com (21) 9 8078-1834

    ResponderExcluir
  25. Sou doador de kefir tenho de água e de leite. Sou do Rio de Janeiro mais precisamente Belford Roxo- baixada. Contatos: kefir.lactobacillus@facebook.com (21) 9 8078-1834

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber como envio os grãos de kefir p alguém,se é em potinho ?

    ResponderExcluir
  27. Estou na ZN de São Paulo e tenho mudinha de kefir de leite para doar, peço apenas a doação de 1 litro de leite.
    crisboness@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Doador no Rio de janeiro rsss
    Victor.mkt28@gmail.com
    😉

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Gostaria de saber se, caso utilizemos sal para temperar o queijo grego, como sugerido, acabamos por matar as bactérias benéficas contidas no alimento.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Olá, gostaria de saber se posso mesmo usar o coador de café para fazer o queijo ou precisa ser coador de pano???

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Barbara!!!
    Tem algum doador na zona sul de São Paulo???
    Gostaria de receber alguns grãos!
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  32. Eu fiz essa receita, amei! fica ótimo para acompanhar um bom vinho, eu já temperei o leite de kefir com as ervas e sal antes de coa-lo. Adorei

    ResponderExcluir
  33. Faço doação de grãos de kefir de leite pessoalmente em Brasilia (asa norte). Contato tatianekb@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  34. Olá eu gostaria de receber grãos de kefir ou a agua por favor se alguém quiser me mandar eu agradeço
    Meu e-mail
    Julianatica1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Eu também gostaria de receber grãos de kefir!

    tatilemos20@hotmail.com

    Obrigada! 😉

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Olá pessoal de Canoas ou grande Porto Alegre tenho kefir pra dar.Hoje mesmo coloquei pra congelar dois potinhos com kefir. Entre em contato email gauchamulher64@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, recebi o kefir de leite e fiz todos os procedimentos da nova adaptação dele. Agora era para ele estar pronto para consumir,mas está cim cheiro e gosto forte de queijo. Isso é normal? Quando tomei um gole senti ele meio ácido. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Bárbara. Gostaria de receber uma doação da colônia. Só me atualize como proceder ok .
    silvaniaagomes78@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde,moro na Ilha do Governador RJ e queria os dois , o de agua e o de leite se alguem tiver por favor entre em contato comigo maracampos0212@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde,moro na Ilha do Governador RJ e queria os dois , o de agua e o de leite se alguem tiver por favor entre em contato comigo maracampos0212@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Minha receita não deu certo, o leite não coalhou o q faço, jogo fora e faço outro?

    ResponderExcluir
  43. Muito legal esta dica!! vou fazer e depois falo como ficou.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia. Pq que o meu kefir junta soro em cima e nao embaixo como o da foto.

    ResponderExcluir
  45. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

    Para quem está procurando Kombucha tem nesse site:

    lojinhadokefir.com.br

    ResponderExcluir
  46. Eu quero como faço minha mãe tem 90 anos me falaram que aumenta a imunidade

    ResponderExcluir